QUÍMICA INORGÂNICA


Em alguns complexos, o ligante ocupa mais do que uma das posições de coordenação, isto é, mais de um átomo de um ligante liga-se à espécie central. Esses ligantes podem ser classificados, segundo o número de átomos doadores presentes na estrutura, como: monodentado, bidentado, tridentado, tetradentado, pentadentado e hexadentado. Dentre os ligantes apresentados, qual pode ser classificado como monodentado?


C2O42-


C10N2H10(bipy)


C10H12N2O8 (EDTA)


C2N2H4 (EN)


CN-

A relação espacial entre o átomo central e seus ligantes em um complexo é conhecida como estereoquímica do complexo, onde número e coordenação diferentes podem resultar em estereoquímica diferentes. De acordo com o número de coordenação dos complexos, marque a alternativa correta.


Existem duas geometrias comuns associadas com o número de coordenação 4 que são o quadrado-planar e tetraédrica.


Os complexos mais comuns com número de coordenação 2 são Ag(II) e Cu(II) e sua geometria é linear.


A geometria de complexos com número de coordenação 6 pode ser tetraédrica e octaédrica.


Os compostos com geometria tetraédrica podem apresentar um novo tipo de isomeria a qual chamamos de enantiomerismo, que é conhecida como isomeria de posição.


Em um complexo tetraédrico, os cinco ligantes ocupam os vértices de um tetraedro regular.

O nitrogênio possui 5 elétrons na camada de valência (Z = 7). Para a construção dos orbitais moleculares, envolvendo os elétrons de valência, devemos considerar não só a distribuição de elétrons no orbital s e p, mas devemos construir o diagrama de orbitais moleculares para a molécula de N2 considerando que:


Existem quatro orbitais atômicos envolvidos, sendo 1 orbital s e 3 orbitais p.


Existem oito orbitais atômicos envolvidos, sendo 2 orbitais s e 6 orbitais p.


Existem dois orbitais atômicos envolvidos, sendo 1 orbital s e 1 orbital p.


Existem cinco orbitais atômicos envolvidos sendo 2 orbitais s e 3 orbitais p.


Existem dez orbitais atômicos envolvidos, sendo 4 orbitais s e 6 orbitais p.

A análise dos diagramas de orbitais permite a previsão da existência de uma molécula, uma vez que, se o preenchimento total levar a uma ocupação dos orbitais ligantes e antiligantes, a molécula não existirá ou será pouco estável. Sendo assim, é possível a formação de uma molécula de Ne2? Dados: 10Ne.


Não, pois a molécula possui OL = 2.


Não, pois a molécula possui OL = 0,5.


Não, pois a molécula possui OL = 0.


Sim, pois a molécula possui OL = 1.


Sim, pois a molécula possui OL = 1,5.

Em uma estrutura de Lewis cada par de pontos ao redor de um átomo central ou principal representa o par de elétrons de valência que ocupa um orbital de cada átomo. Como os pares de elétrons se repelem entre si devido a suas cargas, o arranjo geométrico mais estável de pares eletrônicos é aquele em que as repulsões entre os pares são mínimas. Faça uma previsão da forma da molécula de trifluoreto de cloro, ClF3. Dados: 17Cl e 9F.


Forma de T


Gangorra


Angular


Piramidal


Bipirâmide trigonal

A desinfecção de águas residuais de uso agrícola é um processo indispensável à proteção da saúde pública. O ozônio, O3, pode ser utilizado para esse fim, já que é bastante eficiente na destruição de organismos patogênicos. Sobre as propriedades do ozônio, pode-se afirmar que é constituído por moléculas com geometria. Dados: 8O.


Linear é um isótopo do gás oxigênio.


Angular é um alótropo do gás oxigênio.


Trigonal é um alótropo do gás oxigênio.


Trigonal é um isótopo do gás oxigênio.


Piramidal é um isótopo de gás oxigênio.

Páginas: 1234567